Vitória participa da Iniciativa OASC pelo fortalecimento da Internet do Futuro

A cidade de Vitória acaba de juntar-se a mais 31 cidades de diferentes países para lançar a Iniciativa Open and Agile Smart Cities (OASC), coordenada pela Comissão Européia, por meio da DG Connect, órgão responsável pela Internet do Futuro naquele continente.

O lançamento da Iniciativa se dará em Hannover, na Alemanha, que abriga, até esta sexta-feira (20), a Feira CeBIT, a maior feira de inovação do mundo.

Além de Vitória, cidades como Copenhagen, Bruxelas, Antuérpia, Milão, Palermo, Valência, Málaga, Sevilha, dentre outras, começarão a trabalhar em conjunto para o fortalecimento da Internet do Futuro (FiWare) com sistemas operacionais abertos, que sejam mais acessíveis e democráticos, para utilização da internet por toda a sociedade.

A FiWare é uma solução que disponibiliza aos desenvolvedores de softwares as características e  funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de soluções e aplicações na “nuvem”, oferecendo dados abertos para que toda a cidade possa se integrar com suas necessidades específicas.

A entrada de Vitória nesse seleto grupo se deu por um convite feito à Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), por meio do presidente André Gomyde, que também preside o Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia da Frente Nacional de Prefeitos.

O Fórum criou a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e está em contato permanente com a Comissão Européia, para que mais cidades brasileiras possam aderir à iniciativa