Quiosques de Camburi serão entregues até Dezembro

Após ação de controle realizada junto à Secretaria Municipal de Obras (Semob), a Controladoria Geral do Município (CGM) concluiu que até o fim do ano a Praia de Camburi estará com todos os quiosques prontos para funcionamento. As obras de conclusão estão acontecendo nas três unidades restantes.

Segundo o controlador geral, Luís Fernando Mendonça Alves, as obras estão sendo realizados em conformidade com o cronograma de execução definido pela Semob, que prevê a conclusão do quiosque 7 até o final de setembro; do quiosque 6 até o final de outubro; e do quiosque 4 até o final do mês de dezembro.

Seguindo o modelo dos quiosques já em funcionamento na praia de Camburi, as unidades em fase de conclusão contam com área no subsolo, onde funcionam a cozinha, área de serviço, depósito e banheiro de funcionários.

O módulo de venda, na parte superior, tem estrutura em vidro e um deck de madeira junto ao calçadão. Já na parte externa fica a torre de sanitários, com banheiros públicos e reservatórios de água.

Conforme divulgado em abril, por ocasião da conclusão da auditoria, será necessário realizar o último aditivo ao contrato, no valor de R$ 353 mil. Este valor, que já compõe o custo total divulgado à época, refere-se ao pagamento dos serviços necessários à conclusão das obras e que não foram previstos nos aditivos formalizados anteriormente.

Auditoria durou dois meses

A CGM realizou um trabalho de auditoria nos quiosques que durou dois meses (de fevereiro a abril) e apurou o valor médio para a construção de cada unidade, incluído todos os valores envolvidos, como serviços executados, reajustes, aditivos e equipamentos complementares.

A auditoria propiciou uma economia para o município de R$ 313 mil, o que corresponde a uma redução de 35% no valor dos reajustes feitos no contrato em virtude do atraso nas obras, iniciadas na gestão passada.

O relatório conclusivo da auditoria foi enviado ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e Ministério Público Federal.

Info.: Prefeitura de Vitória