Praça do Papa vai sediar a Semana de Ciência e Tecnologia em outubro

A 10ª Semana Estadual da Ciência e Tecnologia está se aproximando. O evento ocorre entre os dias 22 e 25 de outubro, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, e traz o tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

O evento irá contar com uma série de projetos que visam promover o saber científico, estimular a criatividade e a inovação, a interação entre a escola, a família, o aluno e as diversas instituições públicas e privadas que lidam com ciência no Espírito Santo, além de ser um espaço para o debate de políticas públicas e geração de negócios.

A Semana de Ciência e Tecnologia se consolida como uma ferramenta importante no desenvolvimento de novos talentos, divulgação de serviços, produtos e troca de experiências entre estudantes, professores, desportistas, cientistas, pesquisadores, empresários, profissionais de saúde e sociedade em geral, além de popularizar o setor científico e tecnológico do Estado e do país.

Como o maior evento do Brasil na sua área, a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo irá contar com um público formado por estudantes de ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação, pesquisadores, gestores de órgãos públicos, privados e de organizações não governamentais, inventores e sociedade, mas também com a presença de pesquisadores de outros países, ligando o Estado aos principais mercados e polos de inovação mundial.

Em 2012, a 9ª Semana Estadual da Ciência e Tecnologia reuniu mais de 75 mil pessoas nos três dias de evento. Em 2013, serão quatro dias de apresentações de projetos e eventos paralelos, com a expectativa de atingir 100 mil visitantes.

Eentre as mais de 20 atrações, pode-se destacar a 2ª Feira de Ciências e Engenharia, que permite a jovens cientistas das escolas públicas e particulares a exposição de trabalhos científicos, pondo em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula; o Circuito de Robótica, com projetos desenvolvidos por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e o projeto Também Quero Viajar Nesse Balão, que permitirá que os alunos possam subir até 50 metros de altura em um grande balão de ar e aprender sobre química, física, geografia e história, com um vista panorâmica da cidade de Vitória.