Pibic Jr: professores e alunos começam a desenvolver pesquisas científicas

Trinta e um professores da rede municipal de ensino assinaram os contratos – com duração de seis meses – para a quarta edição do Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr). A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé, na noite desta terça-feira (12).

Cada professor coordenará uma equipe de 10 alunos do ensino fundamental, recebendo, respectivamente, incentivo financeiro de R$ 1 mil e R$ 110 mensais.

Os projetos inscritos possuem temáticas variadas. As pesquisas, a serem desenvolvidas até o início do ano que vem, abordam temas como meio ambiente, produção de textos, violência escolar, leitura de obras artísticas, alfabetização científica, hábitos alimentares, física, teatro, robótica e biologia. Veja a lista.

A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, da equipe técnica de acompanhamento dos projetos e de representantes da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), como o diretor Anselmo Frizzera, o gerente Carlos Alberto Braga e o secretário executivo Patrick Gomes.

Foto: Diego Alves

Foto: Diego Alves

Bolsas

Adriana Sperandio ressaltou a boa receptividade do Pibic Jr. junto à comunidade escolar, incluindo as famílias dos alunos, possibilitando a ampliação da quantidade de bolsas de 40 para 310 na atual administração municipal.

Carlos Alberto Braga destacou que o Pibic Jr. pretende integrar o sistema municipal de ciência e tecnologia, orientado pelo Fundo de Apoio à Ciência e à Tecnologia (Facitec), que tem como meta a futura implantação do Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória.

Orientações

Além de assinar os contratos, os professores receberam orientações da equipe da CDV sobre compromissos e prazos a serem cumpridos ao longo dos seis meses. Ao final das pesquisas, será realizado um seminário para apresentação pública dos resultados.