Parque Tecnológico é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia na Praça do Papa

O projeto do Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória e trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino estarão expostos na 10ª Semana Estadual da Ciência e Tecnologia, que acontece entre esta terça (22) e a próxima sexta-feira (25), na Praça do Papa, na Enseada do Suá.

A Prefeitura de Vitória participará do evento com dois estandes: um organizado pela Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) e outro pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

No primeiro, haverá exibição da maquete eletrônica do Parque Tecnológico, que será construído ao lado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. A equipe da TeCVitória também estará apresentando o processo de incubação de empresas. Também haverá um espaço voltado para projetos de iniciação científica júnior desenvolvidos pelos alunos da rede municipal, que apresentarão suas pesquisas nos temas de Robótica, Literatura, História, Astronomia, Biologia, entre outros.

O Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência será a atração do estande organizado pela Seme. O circuito envolve os centros de ciência, educação e cultura que funcionam regularmente em Vitória: Praça da Ciência, Planetário de Vitória, Escola de Ciência-Física e Escola de Ciência Biologia – História.

Os centros apresentarão a história do remo e suas relações com a saúde (o público simulará a prática do esporte), atividades de astronomia, com observação do céu noturno em sessões no planetário inflável e no telescópio, slides sobre preparação de astronautas para viagens espaciais e demonstrações de gerador manual de energia. As atividades são gratuitas e acontecerão a cada meia hora.