Fábrica de Ideias abre as portas para inovação e estímulo ao empreendedorismo

F

Fábrica de Ideias está sediando o Festival do Empreendedorismo, que acontece até o dia 11.

Um espaço dedicado à economia criativa e ao empreendedorismo. Com uma estrutura montada para estimular as boas ideias, as iniciativas e as inovações, foi entregue nesta segunda-feira (30) a primeira etapa da Fábrica de Ideias (antiga Fábrica 747), em Jucutuquara.

“É forte a presença de pequenos empreendedores em Vitória. Pessoas que tiveram boas ideias e perceberam nichos de mercado persistiram e, hoje, possuem grandes negócios. O objetivo é estimular novos e ousados investimentos, que farão da capital um lugar que atrai boas oportunidades”, avaliou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

A Fábrica de Ideias abriu as portas nesta terça (1º) com o Festival do Empreendedorismo, que acontece no galpão Expo Criativo até o próximo dia 11. Munícipes lotaram o local nesta manhã e já preencheram as 500 vagas disponíveis em cursos e oficinas de fotografia, moda, gastronomia, tecnologia e artesanato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3235-2237.

Durante o festival, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dará orientações para que os interessados entendam como gerir e divulgar negócios próprios.

Inovação

Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o espaço abre oportunidades para a inovação. Ali, segundo ele, a criatividade terá destaque e quem tiver boas ideias e soluções para alguma questão terá um lugar adequado.

“Desejamos que as comunidades ocupem este espaço, que é delas. Aqui há história, um passado rico que se transformou, avançou e, agora, está estruturado. Desejamos ver os jovens, os idosos, enfim, todos aqueles que querem empreender, destacar-se, administrar seu negócio de maneira profissional e com risco calculado”, reforçou o prefeito.

Para o superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, o Festival do Empreendedorismo é uma oportunidade de formalizar e abrir negócios. “O evento reúne em um só local capacitações voltadas para a formação profissional e também para a abertura de negócios próprios. O objetivo é facilitar a vida dos empreendedores que querem se capacitar, formalizar em busca de ideais”, afirmou.

F

Público lotou as dependências do Expo Criativo para a solenidade de entrega do espaço.

Arte

A fachada inferior da Fábrica de Ideias ganhou um painel com mais de 250 metros quadrados, de autoria do artista plástico Emílio Aceti. A obra é uma ação do “A Arte é Nossa”, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar espaços públicos e democratizar a produção artística local.

O desenho mistura elementos da história da arte com a biografia da cidade de Vitória, fazendo referência aos grandes mestres da pintura, como Van Gogh e Tarsila do Amaral, além de usar a linguagem da cultura pop através dos gibis.

Talentos

Em outras etapas, a Fábrica de Ideias contará ainda com o Bistrô de Artes, com espaço de encontro projetado para interação social e onde chefs conceituados apresentarão suas criações.

Também contará com um Espaço Verde e um auditório multimídia, para uso de comunidades criativas e das startups de tecnologia. Também haverá o Banco de Talentos, com cadastro de pessoas qualificadas e um serviço que oferecerá acesso gratuito à internet.

Contará ainda com o Criativa Birô, numa parceria com o Governo Federal, Findes e Sebrae, para fortalecer as ações desenvolvidas em pontos culturais junto ao Ministério da Cultura. Já o Laboratório Gastronômico terá a missão de capacitar pequenos empresários na área de alimentação e fortalecer o crescimento de negócios na área.