Equipe de extensão tecnológica tem destaque em evento nacional

Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória (Facitec), o projeto AVES AeroDesing UFES, de extensão tecnológica, alcançou o quinto lugar na edição de 2013 de uma competição universitária, concorrendo com 75 universidades de toda América Latina e na frente das equipes da  UFMG e USP.

O evento anual SAE AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia  com o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos. O foco é aprofundar estudos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e competição entre equipes.

Ao participar, através de equipes, representando sua instituição de ensino superior, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a concepção, projeto detalhado, construção e testes. No Brasil, o projeto recebe o nome de Competição SAE Brasil AeroDesign e  ocorre nos Estados Unidos desde 1986.

Anualmente, as equipes universitárias são desafiadas com novos regulamentos baseados em desafios mais reais enfrentados pela indústria aeronáutica como, por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimentos de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em vôo dos protótipos.

A Equipe da Ufes é formada por alunos de Engenharia Mecânica e outras áreas afins, como Engenharia Elétrica, Física  e Engenharia de Produção. Integram a equipe: Alan Zanão, André Barros, Andrei Carlos, Bernardo Catelan, Betânia Maria, Bruno Giuberti, Guilherme Valentim, Henrique de Almeida, Lara Faroni, Leonardo Tessarolo, Letícia Munhoz, Lucas de Assis, Maik Granielichy, Manuella Curbani, Marcos Almeida, Matheuis Silva, Pedro Henrique Possato Raphael Leão e Rodrigo Mourão. Capitão: Eduardo Pena Pessini. Professores: Rafael Sartim e Valter Luiz dos Santos Cordeiro.