Debates valorizam cidades inteligentes

Foto: Site BITS 2014

Foto: Site BITS 2014

Desde terça-feira, dia 13, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre está realizando, na BITS, diversas reuniões-debates com assuntos voltados a ferramentas tecnológicas que melhorem a qualidade de vida da população. Na manhã desta quarta-feira, 14, o painel “Cidades Digitais e Cidades Inteligentes: Desenvolvimento de Políticas Públicas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, Estratégias e Fomento” ajudou a fortalecer a importância de pensar em cidades mais interligadas em todas as áreas.

A reunião iniciou com as boas vindas da secretária municipal de inovação e tecnologia, Deborah Pilla Villela. “O assunto cidades digitais interessa a todo mundo. É um tema cada vez mais em voga. O importante é unir a rede Mercocidades e a Frente Nacional dos Prefeitos”, afirma ela. Para o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação da Frente Nacional dos Prefeitos, André Gomyde Porto é importante que se desenvolva inovação das cidades. “As pessoas moram nas cidades. Pagam os impostos para as cidades e os recursos ficam para a federação. Lá em Brasilia fazem programas e projetos que não chegam nas pessoas”, avalia ele.

O presidente ainda disse que é preciso mudar o foco no investimento realizado em tecnologia. “Nosso erro é investir em violência, na compra de câmeras e tecnologias cada vez mais avançadas. Precisamos investir nas tecnologias da educação”, conclui ele. A reunião-debate seguiu com a presença do secretário de desenvolvimento do município de Tandil, na Argentina, Pedro Espondaburu que trouxe experiências internacionais a respeito do tema.

Durante o evento, além das soluções para o desenvolvimento tecnológico das cidades também foram apresentados formas como tornar viável a realização dos projetos. O diretor representante no Brasil do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, Victor Rico apresentou o programa “Cidades com Futuro” que tem como intuito promover cidades mais competitivas, ecoeficientes, inteligentes e sustentáveis. “Nossa atuação é baseada em uma visão integral do processo de desenvolvimento para um crescimento sustentável de qualidade”, conclui. A BITS – Business IT South America – a CeBIT Event está aberta a visitação, gratuitamente, até esta quinta-feira, 15 de maio.

 

Informações retiradas do site oficial BITS 2014.