Curso “Excelência na Receptividade ao Turista” abre inscrições no dia 12

Os moradores de Vitória têm mais uma oportunidade de buscar qualificação e aprimoramento profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. O programa Qualifica Espírito Santo Turismo – Vitória está com inscrições abertas para o curso “Excelência na Receptividade ao Turista”, da próxima quarta-feira (12) até o dia 18 de junho.

O curso é gratuito, oferecerá 30 vagas e contará com carga horária de 20 horas. As inscrições serão presenciais. Os interessados deverão procurar a sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), situado à rua Coutinho Mascarenhas, 36, na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro, das 9 às 17 horas. O telefone é 3132-5313. O curso será dado do dia 24 a 28 de junho, das 14 às 18 horas, no hotel Senac Ilha do Boi.

O Qualifica Espírito Santo Turismo – Vitória é um programa promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com a Prefeitura de Vitória, a quem cabe mobilizar o público e viabilizar as inscrições. O curso será oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Conhecimento

Para participar, é necessário ter, no mínimo, 17 anos e estar cursando o 6º ano (antiga quinta série) do ensino fundamental. No ato da inscrição, é necessário portar CPF e RG, comprovante de residência atual e comprovante de escolaridade.

Os cursos do programa são voltados para pessoas que têm interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos para atender o turista de maneira mais precisa. Além disso, são propícios para os interessados em atuar na área e profissionais de empresas prestadoras de serviços turísticos: meios de hospedagem, bares, restaurantes e similares, guias de turismo, transportadoras turísticas, agências de viagens e demais pessoas que atuam diretamente com os visitantes.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda têm percorrido os estabelecimentos da área de turismo para divulgar os cursos e sensibilizar os funcionários para a necessidade da qualificação regular.

Turistas

Segundo a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Santos, são cursos fundamentais ao desenvolvimento da atividade e suprem uma carência num setor estratégico e em crescimento.

“A área de Turismo evolui a cada dia e gera muito trabalho, negócios e relacionamento. Os turistas estão mais exigentes e nossa cidade progride, o que exige mão de obra qualificada e disposta a oferecer serviço com esmero”.

O objetivo do Qualifica ES é fortalecer o setor e melhorar a qualidade do atendimento aos turistas no Estado. O bom momento econômico do Estado e as boas perspectivas com a realização de grandes eventos também são motivações para futuros alunos. A meta é que, até o final de 2013, sejam beneficiados 5.485 profissionais em todo o Espírito Santo por meio do programa.

Com edição de Matheus Thebaldi

Foto de capa: Carlos Antolini

Publicado em 06/06/13