Centro terá Corredor Criativo Nestor Gomes

Um comitê representativo das instituições que assinaram em Vitória, no final do ano passado, o Termo de Compromisso com o projeto “Vitória Criativa” realizou visita de trabalho, na última sexta-feira (04/04), ao Corredor Criativo Nestor Gomes, localizado no centro histórico de Vitória.

O comitê é formado pela Companhia de Desenvolvimento de Vitória | CDV, Prefeitura Municipal de Vitória | PMV, Federação das Indústrias do Espírito Santo | FINDES, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo | SEBRAE-ES e Secretaria de Estado da Cultura | SECULT.

O PROJETO

Com a chancela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Núcleo Estadual de Apoio aos APLs, o Corredor Criativo Nestor Gomes é um Arranjo Produtivo Local (APL) formado por nove empreendimentos que atuam no segmento da economia criativa através das artes visuais e cênicas, música, cinema e vídeo, internet, publicidade e propaganda, arquitetura, design, artesanato e eventos culturais.

Compõe o arranjo o Instituto Quorum, Coletivo Expurgação, Folgazões Companhia de Artes Cênicas, Instituto Goia, Livraria Cultura Capixaba, Estúdio Cósmica, Ser Vivo, Estúdio Criativo Experimental e Espaço Atelier.

PROPOSTA E EVENTO

Esses empreendimentos estão comprometidos com o desenvolvimento de estratégias que visam fortalecer a economia da cultura no Espírito Santo, principalmente através da articulação de mecanismos que possam influenciar o processo de revitalização do centro histórico de Vitória.

A Rua Nestor Gomes, historicamente, já foi chamada de Ladeira do Chafariz e Ladeira da Boa Idéia. A idéia do corredor é promover eventos mensais aos domingos. A primeira edição, “Beco Cultural das Pulgas” realizada em março, reuniu três mil pessoas em atividades de dança, música e feira dos mais diversos produtos. O “Ensaio Aberto” pretende abrir espaço no local para bandas musicais independentes.