Alunos do Pibic Jr. apresentam trabalhos na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Durante a 10º. Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, de 22 a 25 de outubro na Praça do Papa, em Vitória, 200 alunos de ensino fundamental da rede municipal estarão apresentando trabalhos de pesquisa no estande da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV).

Os estudantes fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr.), criado pela CDV, empresa pública da Prefeitura de Vitória, em 2011 e já em sua terceira edição.

INCENTIVO

Através de edital aberto a professores da rede municipal de ensino – cada um seleciona sua equipe de 10 alunos, o Pibic Jr. concede bolsas semestrais, nos valores mensais de R$ 1 mil para professor e R$ 110,00 para aluno, destinadas a estimular a pesquisa no campo da iniciação científica. Nos últimos três anos, 280 estudantes foram atendidos. O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, que administra o Fundo de Apoio (Facitec, existente desde 1991), realiza a seleção final dos projetos.

Segundo informa o secretário executivo do Facitec, Patrick Gomes, anualmente os resultados dos trabalhos são apresentados num seminário municipal por meio de textos e exposições. No evento da Praça do Papa, os estudantes farão exibições práticas de pesquisas, em diversas áreas, como, por exemplo, rádio-escola e robótica.