Alunos da rede municipal mostram pesquisas em seminário de iniciação científica

A Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) vai promover, no dia 10 de fevereiro, o III Seminário Municipal de Iniciação Científica Jr. O evento reunirá cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino no auditório da Prefeitura de Vitória, das 13 às 18 horas. Eles apresentarão as pesquisas realizadas durante o ano passado.

Considerado um dos principais recursos para a formação de futuros profissionais qualificados em áreas como ciência, tecnologia e inovação na capital, o Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) oferece, atualmente, 200 bolsas para os estudantes do município.

O projeto é coordenado pelo Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória (Facitec), criado pela CDV há 22 anos e pioneiro no país, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As bolsas são concedidas a grupos de 10 alunos como incentivo à realização de pesquisas nas áreas de astronomia, biologia, geografia, matemática, robótica e educação. O seminário é o momento de apresentação dos resultados conquistados ao longo de seis meses. Vinte professores que atuam como instrutores também recebem incentivo financeiro.