Pibic Jr. divulga seleção de projetos da primeira etapa

Foi divulgado nessa terça-feira (20) o resultado da análise e enquadramento dos 40 projetos inscritos no Edital nº 01/2014 do Programa Institucional de Iniciação Científica Junior (Pibic Jr.), mantido pela Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV). É a seguinte a relação de projetos aprovados na etapa de enquadramento:

1 –  “Alimentação saudável: uma lição para a vida”;

2 – “Sujeitos da EJA: Investigação do perfil do aluno do Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos na E.E.E.F.M. Hildebrando Lucas”;

3 – “Horta matemática”;

4 – “A leitura de obras artísticas nas aulas de arte e a sua influência na formação humana”;

5 –  “O bullying e suas implicações no processo de aprendizagem nos alunos do fundamental II”;

6 – “Levantamento florístico e distribuição geográfica das espécies arbóreas cultivadas na região do Parque Moscoso, Vitória, ES”;

7 – “Robótica Educacional para alunos com necessidades especiais do sistema Municipal de Ensino de Vitória/PMV”;

8 – “O ensino de Física por meio de experimentos e problematização de resultados”;

9 –  “Clube de ciências: a influência da alfabetização cientifica no rendimento escolar de alunos do ensino fundamental”;

10 – “Alfabetização científica para adolescentes: a introdução do empirismo no contexto escolar dos alunos do 6º ano”;

11 – “EducaEJA: A educomunicação como possibilidade pedagógica na Educação de Jovens e Adultos”;

12 – “Juventudes e Práticas Pedagógicas”;

13 – “Dialogando com estudantes sobre violência escolar: do estudo do fenômeno às possibilidades e caminhos para mediação de conflitos”;

14 – “Alfabetização científica a partir da horta Medicinal”;

15 – “Lixo não existe! Resíduos sólidos urbanos são passíveis de redução, reutilização e reciclagem. Uma abordagem da problemática da deposição incorreta e destinação do lixo no centro de Vitória”;

16 – “Astronomia Acessível”;

17 – “Alimentação: uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano”;

18 – “Os hábitos alimentares dos alunos de uma unidade de ensino da rede municipal no Bairro Maria Ortiz – foco na melhoria da qualidade de vida e redução do desperdício”;

19 – “A música dos jovens: a cultura de paz versus a cultura de violência em comunidade escolar de uma periferia de Vitória, Espírito Santo”;

20 – “A Mulher Vítima de Violência da Grande Itararé”;

21 – “Tribos Urbanas: Produção Artística e identidade no cotidiano escolar”;

22 – “Teatro na escola: um exercício de criação, socialização e desenvolvimento humano”;

23 – “Uso das redes sociais como ferramenta educacional: as possibilidades pedagógicas e sociais na utilização do facebook e youtube”;

24 – “A formação etnicorracial da criança”;

25 – “Aplicação da escala de autoestima de rosenberg (ear) e os fatores que interferem na promoção de autoconceito positivo numa amostra de adolescentes”;

26 – “Desvendando os motivos da não aceitação das vacinas contra o vírus do hpv nas adolescentes de 11 a 13 anos por suas famílias no ano de 2014: um recorte da região de são pedro, vitória, espírito santo”;

27 – “Produzindo textos através das imagens: Uma contribuição para a construção da leitura e escrita dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I”;

28 –  “Educação Ambiental, Conservação, Biologia e Manejo de tartarugas marinhas em Vitória”;

29 – “Recuperação da Vegetação da Restinga nas Praias de Vitória”;

30 – “Atendimento a alunos com altas habilidades em matemática”;

31 – “Conservação dos Ambientes Marinhos e Costeiros de Vitória”.

Os projetos aprovados na etapa de enquadramento serão agora analisados por uma comissão julgadora indicada pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. A previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima semana.